Copidesque x Revisão | Editora Viseu



Editora Viseu (@EditoraViseu)


«O corretor identifica se há erros de inconsistência ou de continuidade, assim como se tem alguma informação desconexa no texto. Resumindo o copidesque vai além dos erros de escrita, ele se certifica de que todos os elementos da história sejam coesos, consistentes e completos.»




«Você sabe o que é copidesque? Já ouviu esse termo, mas, não tem certeza do que seja né? Vou te explicar.

»Copidesque é um antigo processo, comum, nas redações de jornais, que pode ser conhecido também por “copy desk”. Muitas empresas jornalísticas já deixaram de usar, enquanto as editoras de livros incorporaram nas suas etapas de edição.

»Copidesque é o processo de corrigir um texto se preocupando além das questões gramaticais, com o contexto e estrutura geral do livro. Durante a correção, você tem a permissão, por exemplo, de reescrever uma parte do texto, caso haja necessidade.

»O corretor mesmo se preocupando com a edição do material, isto é, gramática, formatação, etc., deposita seu foco em torno da coesão, coerência e estrutura textual.

»Então copidesque é o mesmo que revisar o texto? Não.



»Qual a diferença entre copidesque e revisão?

»Um copidesque é uma correção técnica, que verifica e corrige os erros gramaticais, ortográficos, sintaxe e pontuação. Bem como, analisa se há consistência técnica na ortografia, na capitalização, no uso de fontes, numerais e hifenização.

»Ao mesmo tempo, o corretor identifica se há erros de inconsistência ou de continuidade, assim como se tem alguma informação desconexa no texto. Resumindo o copidesque vai além dos erros de escrita, ele se certifica de que todos os elementos da história sejam coesos, consistentes e completos.

»Por outro lado, a revisão consiste em verificar a qualidade do livro, faz uma correção mais detalhada. O revisor vai além das palavras, dando sentido ao que está perdido, retirando o que sobra de informação. O revisor da ao texto uma composição adequada ao texto, e acaba opinando como leitor.

»É possível afirmar que o revisor analisa a obra, no sentido de qualidade da história, se a linguagem está clara, se é prazeroso ler seu livro.»


.../... Ler tudo na Editora Viseu





www.alandio.net



Comentarios